Please reload

Posts Recentes

Respeitar direitos do idoso é dever moral

January 20, 2017

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

A Importância do enfermeiro no cuidado do idoso

May 7, 2018

Quando falamos no atendimento ao idoso temos que ressaltar a importância de uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais, em especial da área da saúde e um dos profissionais inserido nesta equipe é o enfermeiro. O enfermeiro faz todo o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação do serviço de enfermagem. Onde houver trabalhador de enfermagem de nível médio/técnico e outros profissionais que realizam o cuidado, há necessidade de um enfermeiro, para liderar e direcionar a equipe.

A atuação do enfermeiro no dia a dia do idoso não tem como ser algo isolado sendo de extrema importância o envolvimento de uma equipe multidisciplinar. É importante e necessário para esta atuação que ele conheça o processo de envelhecimento de modo a orientar e acompanhar a equipe multiprofissional para atender integralmente as necessidades do idoso, mantendo ao máximo sua autonomia e independência, e também capacitar os outros profissionais para executar os cuidados à pessoa idosa com ética, sensibilidade e responsabilidade.

 

Para o enfermeiro levantar as necessidades do idoso é aplicado a coleta de anamnese, através da tabulagem de informações tanto a partir da consulta de enfermagem como através do contato com os familiares ou responsáveis, e que ao final subsidiará a elaboração do plano de cuidado do idoso, documento que norteará o trabalho dos profissionais envolvidos no atendimento.

O enfermeiro desenvolve suas atividades junto à pessoa idosa, por meio de um processo de cuidar, considerando tanto suas necessidades físicas e biológicas como os aspectos biopsicossociais e espirituais. Essa concepção de cuidar prevê a interação das multidimensões do viver da pessoa idosa para promover um viver saudável e ativo, por meio da utilização das capacidades e condições de saúde do idoso, visando ao seu contínuo desenvolvimento pessoal de forma a estimular sua autonomia.

Outra ação de extrema importância a discussão de casos com os demais profissionais onde o enfermeiro participa e compartilha as informações coletadas para que ocorra uma sistematização no atendimento. O enfermeiro pode atuar na parte gerencial, assistencial, educativa e de ensino e pesquisa. Na Adonai existe uma chefe de enfermagem e as chefes setoriais, que coordenam diariamente esse serviço. Semanalmente, esses profissionais relatam ao médico a semana de cada paciente, proporcionando a indicação de novos tratamentos, medicamentos e inclusive uma nova planificação na alimentação e hidratação do paciente. Mais informaçõeswww.casaderepousoadonai.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua 11 de Fevereiro, 362 - Cidade Vargas - São Paulo - SP

Venha visitar nossa casa pessoalmente. Tire suas dúvidas com nossa diretoria e equipe técnica.

Mais informações ligue: (11) 5588-4926 / (11) 9-8764-7515

diretoria@homeadonai.com.br / enfermaria@homeadonai.com.br